domingo, 26 de julho de 2015

ENTREVISTA DE BENE MACEDO AO JORNAL NOSSO DIA

LINK: http://www.jornalnossodia.com.br/?id=153-14206&tit=atras+de+novos+grupos

Atrás de novos grupos

09/02/2015

Com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e parceria da Liga das Escolas de Samba de Londrina(Limesal), o projeto "O samba atravessa Londrina" tem por objetivo fomentar novos grupos nos bairros, conforme explica Bene Macedo, diretor cultural de carnaval da Escola de Samba Explode Coração. "Queremos que os grêmios ressurjam e que nasçam novos. Temos hoje apenas três escolas de samba em Londrina e estamos preparados para orientar os novos grupos, já que não se pode mais formar uma Escola apenas com a reunião das pessoas, hoje é necessário toda uma documentação, é mais burocrático", destaca.
ENTREIV
Os outros espetáculos serão no dia 13, na Praça da Juventude da Zona Sul, no dia 14 na quadra de esportes do Conjunto Mister Thomas (Zona Leste), no dia 16 na quadra de esportes do Jardim Santiago (Zona Oeste) e no dia 17 no centro Cultural Lupércio Luppi (Zona Norte), sempre às 17 horas. (Érika Gonçalves/Folha de Londrina)

SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015: PARCERIAS FORAM FUNDAMENTAIS

CARNAVAL NOSSODIA - Folia e diversão no coração do Cincão

No ritmo da Explode Coração, NossoDia garante a alegria dos foliões no fechamento Carnaval 2015, na Zona Norte de Londrina

19/02/2015
Paulo Monteiro
NOSSODIA

Vai deixar saudade. O samba literalmente atravessou Londrina. Após passar por todas as regiões da cidade, o projeto "O Samba Atravessa Londrina" concluiu as festividades no Cinco Conjuntos, região Norte de Londrina, na última terça-feira. O cortejo foi animado pela escola de samba Explode Coração, bicampeã do carnaval londrinense (2012-13), saiu da Rua Caracará, percorreu a Avenida Saul Elkind e esquentou o público Centro Cultural Lupércio Luppi.

Alegria nasceu na capital
Paulo Monteiro

O aposentado Lázaro Henrique Marcelino conta que pegou gosto pelo Carnaval em Curitiba. "Lá a festa é bem forte. Participei e nunca mais deixei de curtir o samba", contou o morador do Conjunto Luis de Sá.

Professora Cleuzinha não ficou de fora
Anderson Coelho

Quem não se lembra da professora Cleuzinha, que por muitos anos ensinou grande parte das crianças do Cinco Conjuntos, dando aulas na Escola Moacyr Teixeira, no Conjunto Maria Cecília? Ela, a amiga Maria Alice e Mateus, de cinco anos, alegraram e também contagiaram o "O Samba Atravessa Londrina".

"O NossoDia está de parabéns"
Paulo Monteiro

O músico Aldo Moraes destacou a iniciativa dos apoiadores da festa. "Sou da área cultural. O projeto ‘O Samba Atravessa Londrina’ deu certo. O diferencial é que ele vai até a comunidade e a receptividade é boa, mesmo que ela não está acostumada a receber. O pessoal está de parabéns pela iniciativa", destacou.

Veio de ‘longe’ pra curtir

Mesmo morando em Cambé, Luciana Alves e a pequena Gabriele, de sete anos, "viajaram" até a região Norte de Londrina para curtir a Explode Coração e aparecer no NossoDia.

Energia para pular de Norte a Sul
Anderson Coelho

Com o coração ainda no ritmo das marchinhas, os moradores do Conjunto João Paz, Wagner Almeida, Cleonice Luciano, Flávia Passos, Pedro Gabriel, de oito anos, e Wesley, de 9, chegaram ao Centro Cultural após deixar a região Sul. "Acabamos de participar do Carnaval das Marchinhas, do outro lado da cidade. Ainda bem que chegamos a tempo de curtir a festa também aqui na Zona Norte", comemorou Flávia.

Viva a festa popular
Paulo Monteiro

O funcionário público César Fernandes, a professora Dejanani Rocha e a filha Elena, de três anos de idade, moradores do Conjunto Maria Cecília, foram um dos primeiros a chegar para curtir a grande festa. "Deveria ter mais com esta em nossa cidade. A cultura popular deve ser mais difundida entre os jovens", disse ele, elogiando a iniciativa dos organizadores.

"Já estava com saudade"
Paulo Monteiro

Até mesmo quem foi pego de surpreso parou para curtir o Carnaval no Cincão. O desenhista Luan Henrique de Oliveira, morador do Jardim São Jorge, passava pela Saul Elkind na tarde de terça quando ouviu a bateria da Explode Coração. "Tive que parar, né!? Já estava com saudade do Carnaval. Eu toquei por um tempo na escola de samba do São Jorge e estou feliz por poder curtir novamente."

Nota 10 para elas
Anderson Coelho

Além da beleza e carinho, as promotoras Jéssica Soares e Valkiria Martins deixaram todos no clima de Carnaval, fantasiando os moradores da região com adereços da Festella.

A dona da festa

A gerente de marketing do Grupo Folha, Carolina de Sotti, não ficou de fora da folia e entrou no samba também.

terça-feira, 10 de março de 2015

O SAMBA 2015 PROMOVEU 20 SHOWS NO CARNAVAL DE LONDRINA




Promover 20 shows em 5 dias no período de carnaval foi um dos desafios do SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015: Foram 4 shows por evento com mais de 5 horas com artistas e grupos de cultura popular da nossa cidade.


Ter o grupo Pé Vermelho num cortejo de rua abrindo cada etapa do projeto é também situar sons e ritmos que moldaram nossa cultura urbana: o maracatu, o batuque e o jongo! Todos de raiz negra e que integrados a influência das cordas populares e das melodias portuguesas nos deram o choro, o maxixe e o samba.

A dança é elemento fundamental nesta cultura popular urbana e rural que se moldou ao longo do século XX no Brasil, a dança é indissociável do samba, da catira, do axé e do funk carioca. Por isso, a presença da Cia Flap trouxe magia, beleza e plástica ao projeto somando-se o fato de que celebramos também o carnaval, onde as coreografias e fantasias são essenciais.


A bateria da Escola de samba Explode Coração foi o pulso do ritmo e a variedade dos nossos instrumentos de percussão com a energia dos músicos e a sintonia com o público. Uma bateria possui riqueza de timbres, vai do agudo ao grave e faz abusos da polirritmia. Uma bateria de samba não é apenas um conjunto musical: é experiência sonora e no último século, encantou maestros e compositores da Europa e EUA.


Por fim, o conjunto de samba e pagode que é herdeiro das nossas tradições musicais. O Bagunçaê fechou todos os eventos levando o público a cantar e dançar junto os sambas que falam de amores, superação, humor, dor e vida nacional.


Mas o maior desafio do SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015 e também sua maior conquista foi unir as comunidades de Londrina e apresentar um grupo de voluntários que dormiu pouco, trabalhou muito mas que manteve a alegria e o pique sempre em alta! Por onde, o projeto passou (Calçadão, Praça da Juventude da Zona Sul, Quadra do Mr Thomas, Quadra do Jd Santiago e Centro Cultural da Zona Norte) encontrou apoio espontâneo e fez novos amigos!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

JORNAL NOSSO DIA ACOMPANHOU OS SHOWS DO SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015

"O samba atravessa Londrina" - Pra ninguém ficar parado

Projeto cultural vai percorrer as cinco regiões da cidade pra animar a folia

09/02/2015
Rei Santos - Bateria da escola de samba Explode Coração botou todo mundo pra sambar no Calçadão

"Sempre gostei de samba, isso está no sangue, vem dos ancestrais!" A afirmação é da agente educacional Maria Aparecida Pinho, de 59 anos. Para quem já foi porta-bandeira na juventude, é irresistível parar e apreciar o espetáculo de uma bateria de escola de samba. No sábado pela manhã ela foi ao Calçadão no centro de Londrina e acabou sendo surpreendida pelo projeto "O samba atravessa Londrina", que abriu a programação de Carnaval no município.

Maria elogia a iniciativa e lamenta que a festa de Momo no formato mais tradicional esteja se perdendo. "Fui a muitos bailes. O povo participava porque gostava da festa, ia toda a família. A gente se fantasiava com o que tinha. Depois virou comércio, tirou a espontaneidade e as pessoas têm medo da violência. O Carnaval está apagado", lamenta.

Com a participação do grupo Maracatu Pé Vermelho, grupo de pagode Bagunçaê, bateria da escola de samba Explode Coração e a Companhia Flap de Dança, o projeto mexeu com quem passava pelo Calçadão, como Maria Júlia, de 8 anos. Passeando com a avó, a dona de casa Ana Dalan, a menina não quis arredar pé de frente da bateria e até aproveitou para exibir um pouco o resultado das aulas de dança. "Ela gosta de sambar e aprendeu com a mãe, que é professora de dança", contou a avó, rindo.

LINK: http://www.nossodiaonline.com.br/?id=153-14205

CADERNO 2 DA FOLHA DE LONDRINA TRAZ REPORTAGEM SOBRE O SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015

http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1346-20150213&tit=explode+coracao+e+os+sucessos+das+escolas+de+samba

13/02/2015 -- 00h00

Explode Coração e os sucessos das escolas de samba

Com bateria, maracatu e pagode, "O Samba Atravessa Londrina" leva o carnaval para as quatro regiões da cidade

Rei Santos
Bateria da escola, uma das mais tradicionais da cidade, vai apresentar sambas-enredo famosos para o público cantar - e dançar - junto
Londrina já entrou no clima de carnaval. O show no último sábado no Calçadão da bateria da escola de samba Explode Coração, do projeto "O Samba Atravessa Londrina", foi apenas uma prévia do agito que está por vir. Serão quatro dias de apresentação da bateria, cada dia numa região diferente da cidade. Junto à "sambateria", acompanhada de mulatas e dançarinos caracterizados, ainda vai haver show com grupo de maracatu "Pé Vermelho" e banda de pagode "Bagunçaê". O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura de Londrina (Promic). A entrada é gratuita em todos os locais.

Segundo o diretor cultural da Explode Coração, Benê Macedo, alguns sambas-enredo famosos serão apresentados com a bateria para que o público cante junto. "Pelo terceiro ano consecutivo, Londrina não terá o tradicional desfile das escolas de samba. Por isso, esperamos que esse projeto dê motivação para o ressurgimento das escolas de Londrina. Vai ser um grande projeto cultural, cujo corpo artístico envolve cerca de 60 pessoas no total. O resultado poderá ser apreciado por todas as famílias londrinenses. Nos preocupamos ainda em agregar outros ritmos em nossa apresentação para que ninguém fique de fora", diz.

Além do repertório, Macedo destaca a escolha do horário flexível para todas as idades, inclusive crianças. "As apresentações começam às 17 horas com previsão de duas horas de duração." Para ele, mais que resgate cultural e histórico, a 'sambateria' traz a oportunidade das pessoas festejarem o carnaval em sua essência. "É momento das famílias saírem de suas casas, usar fantasias, dançar e cantar. No carnaval a diversão e a brincadeira são permitidas em todas as idades. A magia dessa festa é contagiante", enfatiza.

A Explode Coração é uma das tradicionais e regulares agremiações de samba de Londrina e nasceu do esforço de trabalhadores, operários e militantes do movimento negro da cidade. Além de valorizar a identidade brasileira, a escola mantém com recursos próprios um barracão na Zona Oeste de Londrina, onde guarda seus instrumentos e materiais e, também, realiza suas ações culturais e sociais com estreito vínculo com aquela comunidade.

Serviço
"O Samba Atravessa Londrina", com Explode Coração
Hoje - Praça da Juventude da Zona Sul
Amanhã - Quadra de esportes do Conjunto Mr. Thomas
Segunda-feira - Quadra de Esportes do Jardim Santiago
Terça-feira - Centro Cultural Lupércio Luppi
*As apresentações começam às 17h e têm entrada gratuita

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

LINKS PARA VÍDEOS DO SAMBA ATRAVESSA LONDRINA



http://globotv.globo.com/rpc/parana-tv-2a-edicao-londrina/v/samba-atravessa-londrina-tera-apresentacoes-de-graca-no-carnaval/3950373/


http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/londrina/v/sambistas-fazem-aquecimento-para-o-carnaval-no-centro-de-londrina/3949363/


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO CONVIDA PARA II ETAPA DO SAMBA ATRAVESSA LONDRINA 2015

samba.atravessa.londrina.DIVULGAÇÃO.PNa próxima sexta-feira (13), às 17 horas, a praça da Juventude da Zona Sul será palco do projeto cultural “O samba atravessa Londrina”. Serão, aproximadamente, quatro horas de duração e o show é aberto a todos os interessados. Neste dia são esperadas 2 mil pessoas. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Inventivo à Cultura, e parceria da Liga das Escolas de Samba de Londrina.

Os grupos que participam do projeto são maracatu Pé Vermelho, a bateria da escola de samba Explode Coração e o grupo Bagunçaê, com a participação da Companhia Flap de Dança. Os grupos são os mesmos para os cinco dias de evento.

No repertório estão os sambas das tradicionais escolas do Rio de Janeiro, como União da Ilha, Mangueira, Salgueiro, Tijuca, Mocidade Independente, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Vila Isabel, Império Serrano, Beija-Flor e cantores de samba tais como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Gonzaguinha, Fundo de Quintal, Exaltasamba, Alcione e Beth Carvalho.

Segundo o diretor cultural de carnaval da Explode Coração, Bene Macedo, a ação conta com muita energia e axé. “O carnaval não pode ser apenas uma data, é preciso oferecer atividades. É necessário ter um clima de carnaval de verdade e é o que estamos fazendo”, afirmou.

Calçadão

A primeira apresentação do projeto foi no último sábado (7), no Calçadão de Londrina. O público foi de crianças a idosos. Macedo afirmou que atingiu cem por cento das expectativas, desde a quantidade de pessoas que estavam presentes até a empolgação do público. “O mais bacana foi o interesse do pessoal da região de Londrina com o projeto”, destacou.

Programação:

Dia 13 - Praça da Juventude da Zona Sul - às 17horas
Dia 14- Quadra de esportes do Conjunto Mr Thomas- às 17horas
Dia 16- Quadra de Esportes do Jardim Santiago- às 17horas
Dia 17- Centro Cultural Lupércio Luppi- às 17horas